segunda-feira, 8 de julho de 2013

Cuidados com o meu cabelo - Parte 1

      Oi oi girls! Bom tive que mudar o comecinho desse post que já estava pronto à muito tempo pra explicar algumas coisas. Esse post estava programado aqui no blogger para ser liberado na manhã de quinta-feira (4), mas algo deu errado e o post não foi para o ar. Só fui saber que o post não tinha saído na sexta e, infelizmente, tive aula, almocei e sai para fazer compras para a minha viagem. Quando cheguei, tinha pouco tempo pra arrumar e sair novamente para uma festa. Virei a noite e fui direto para o colégio fazer um simulado e quando cheguei precisei dormir e estudar para as minhas provas semanais que acontecem segunda. Domingo fiquei o dia todo arrumando a minha mala e estudando. Hoje tive aula e prova! Cheguei à pouco tempo e vim aqui resolver esse problema. Eu sei que vocês devem estar pensando: "Mas nossa, era só entrar e liberar o post que estava pronto!".  Só que para a minha tristeza, ocorreu outro problema. Minha conta do Google não estava entrando. Fiquei bastante tempo tentando recuperar a senha e não consegui. Só ontem a noite que consegui alterar a senha. Enfim, espero que me perdoem, de coração! 

        Já faz um tempo que uma leitora me pediu lá no Ask para falar do cuidado que tenho com os meus cabelos, que produto eu uso, como faço para ele ficar com cachinhos nas pontas e atendendo à pedidos dela resolvi separar esse post em três partes para não ficar muito grande. Então, hoje vou falar sobre a lavagem do meu cabelo, processo que considero um dos mais importantes, se não o mais importante. O cabelo pode alterar muito o aspecto dependendo do jeito que lavamos, sabiam?


        Lavar os cabelos é mais que um ato de higiene. A lavagem ajuda a manter os fios saudáveis e bonitos. Outro aspecto importante é a escolha do shampoo e do condicionador. Ela deve ser feita de acordo com a maior necessidade de seus fios: se estão ressecados, escolha produtos de hidratação profunda; se estão muito danificados, escolha produtos de reestruturação dos fios; se possui coloração, escolha específicos para esse tipo de química... Vai de cada uma avaliar a sua necessidade! Se for mais de uma, alterne os produtos nas lavagens ou assim que acabar um deles compre o outro diferente. Vou contar pra vocês todo o processo de como lavo meus cabelos e no próximo post dessa seção contarei todos os produtinhos que uso: 

1° passo:  Temperatura da água

        A água muito quente danifica os fios e para quem tem problemas com oleosidade como eu, ela acelera a produção de óleo, fazendo com que a lavagem dure menos tempo. O ideal é que ela seja de morna para fria. Observe se seu espelho, box ou algo do seu banheiro embaça! Se embaçar, ixiiii, está quente demais! Procure deixar em uma temperatura que não embace o espelho! Eu sei o quanto é difícil nos dias frios. Dá vontade de colocar no quentinho e ficar lá, porém temos que sofrer um pouquinho né? Tenho uma estratégia para tentar contornar essa situação (hahaha)! Agora que está mais friozinho, deixo a água um pouco mais quente no banho e só quando vou molhar ou enxaguar os cabelos que esfrio um pouco mais ela. Aaaaa vale lembrar que essa temperatura não é tão alta porque a pele também sofre com a água quente. 

2° passo: Shampoo

        Após regular a temperatura, molho bem o cabelo até ele estar totalmente molhado. Aplico o shampoo de minha preferência em uma quantidade suciente para o tanto de cabelo que tenho e o comprimento dos meus fios. Cuidado com a quantidade de produto aplicado porque em excesso pode ressecar os cabelos retirando todos os nutrientes e a camada hidrolipídica natural que promove brilho, maciez e hidratação. O ideal é que tire a oleosidade em excesso e os resíduos. Depois, massageio bem de forma circular com os dedos e nunca com as unhas que podem machucar o couro cabeludo. Retiro todo o produto com bastante água corrente e repito o processo.


3° passo: Condicionador

        Depois de passar duas vezes o shampoo, aplico o condicionador uns quatro dedos abaixo da nuca. É importante não aplicar muito próximo da raiz para o cabelo não ficar oleoso. Muitas pessoas pulam essa etapa, mas o condicionador é de extrema importância para proporcionar maciez e controlar os fios porque sua principal função é neutralizar o cabelo que foi eletrizado com o shampoo. Se você não usa condicionador e seu cabelo fica volumoso após o banho, pode ser por isso. Meu professor de química explicou que o shampoo deixa os fios eletrizados, assim eles se repelem por terem carga de mesmo sinal, dificultando a escovação e causando o volume. O condicionador faz justamente o contrário, por isso é muuuito importante usar os dois sempre heim! Aplico o condicionador uma vez massageando os fios por alguns minutos e retiro todo o produto. Aqui tem outro erro muito comum. A maioria acha que quando sente o cabelo liso, quando você passa a mão no fio e ele escorre é que está ótimo. Na verdade, é necessário passar água corrente até você sentir a textura natural dos fios. Quando desliza facilmente, é sinal que ainda existe produto. É importante retirar tudo para não deixar o cabelo pesado e causar oleosidade. 

4° passo: Escovação e Creme Hidratante para pentear

        Após o banho, retiro o excesso de água com a toalha e uso um creme de pentear da Moroccanoil que já resenhei para vocês e que facilita muito a escovação. Além dos outros mil benefícios que já falei! Para quem não viu ainda é só clicar aqui! Escovo sempre o comprimento primeiro e depois passo a escova da raiz até as pontas. Feito isso, deixo secar naturalmente. Se eu lavar à noite, uso o secador porque dormir com  cabeleira molhada não dá né gente? Além de amassar os fios, não deixa o couro secar direito e pode causar mau cheiro. Eu até evito lavar à noite para não ter necessidade de usar o secador porque a temperatura acelera a produção de óleo. Já viram o quanto a oleosidade é um problema para mim né? kkkk

5° passo: Óleo de reconstrução 

        Costumo lavar os cabelos em dias alternados e no dia após a lavagem e antes da próxima, uso um óleo de reconstrução que proporciona brilho e nutrientes para o meu cabelo. Aplico só nas pontas, o que ajuda a protegê-las e evitar as pontas duplas. Quando preciso que meu cabelo fique mais bonito e estou sem tempo para arrumar, aplico um outro produto ao invés do óleo. Ele serve para deixar os cabelos sedosos e com cara de arrumado. Vou contar qual é para vocês no próximo post !

6°passo: Máscara de hidratação

        Uma vez ou duas vezes por semana, depende de como está meu tempo, utilizo uma máscara de hidratação. Ela ajuda a manter meus fios hidratados e oferece nutrientes à ele. Geralmente, uso sexta ou sábado, dias que tenho uma folguinha maior. Quando possível também utilizo no meio da semana. Ela tem um efeito super rápido e só preciso ficar de 5 a 10 minutos com ela. Quando sinto que meus cabelos estão muito danificados, eu acrescento ampolas que potenciam ainda mais o poder da máscara. 


        É assim que lavo meus cabelos meninas! Espero que tenham gostado de saber. Adicionei algumas fotos do meu cabelo em diferentes datas. Atualmente está como vocês puderam ver no último post de Resenha. Vale lembrar também que tudo que está no post não é regra e nem tenho 100% de certeza se faço tudo certo. A intenção, entretanto, era contar como eu faço! Se tiverem alguma dúvida podem perguntar aqui ou em qualquer rede social do blog. Vocês encontram todos os links na barra lateral. Se tiverem algum pedido de post podem mandar também que vou ter maior prazer de atender. Beijooocas! 





        

12 comentários :

  1. Amei as dicas!!
    Eu não sabia que a temperatura da agua afetava no duramento da lavagem do cabelo. Acho que agora descobri o porque de após tres dias meu cabelo estar super oleoso haha

    beijo ;*

    redlipsandiamonds.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que ajudou linda! Fico super feliz (:

      Excluir
  2. Olá! Adorei seu blog! Adorei as dicas sobre como cuidar dos cabelos. Estou te seguindo como Decorettudo . Deixo aqui meu blog para você conhecer e se gostar siga http://www.decorettudo.blogspot.com Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aaaaa que bom que gostou! Fico muito feliz.

      Excluir
  3. Olá!! Adorei as dicas!!!
    Eu uso um trueque tb para não lavar os cabelos em água quem agora no inverno..primeiro eu lavo os cabelos..coloco ele pra frente sabe...como se tivesse lavando no tanque..e só depois de lavá-los que eu esquento a água e tomo meu banho sem molhar os cabelos...hehe
    Gostei muito do seu blog!! Bjobjo

    www.vemqueeuteconto.com

    ResponderExcluir
  4. Seu cabelo é mesmo lindo! Eu tenho cabelos ondulados e castanhos escuros, bem parecidos com os seus. Nunca tive muitos cuidados com ele, uma hidratação lá de vez em quando (se eu me lembrava, haha) e shampoos e condicionadores era o que eu tinha. Mas de um tempo pra cá ele começou a ficar ressecado, então pretendo começar a me dedicar mais a ele.
    Legal o post :) Só cansei de ler aheauheu Eu sei que ás vezes realmente temos muito o que falar em post, mas muitas vezes intercalando com várias imagens cativa mais as leitoras.

    Beijo
    http://o-doce-mundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada linda! Agradeço pela crítica também. Vale a pensa demais ler comentários assim. Beijos

      Excluir
  5. Gostei das dicas, seu cabelo é mesmo muito lindo!
    Eu também passo creme pra hidratar e pentear mas sempre busco uma hidratação a mais...

    O Vitrô

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que buscar cuidar direitinho dos cabelos né Liz? Beijos

      Excluir
  6. Seu cabelo é muito lindo e sedoso, estou apaixonada. Como o meu é loiro e enrolado, ele é muito ressecado e por isso, sempre tenho que intensificar na hidratação. O problema é que sou péssima pra arrumar meu cabelo e de tanto tutorial e resenha que já vi, nunca dá certo para o meu... Mesmo o seu sendo o meu contrário, vou começar a lavar como você, quem sabe é isso que dá errado, né? Lindo blog!

    Beijos, Fernanda.
    www.meianoiteequinze.com

    ResponderExcluir

O que acharam do post? E do blog? Me contem! Sempre bom ouvir tanto elogios quanto críticas. Xo xo ;*